O que é Open Finance? Entenda o conceito e o que muda para você

o que é open finance

O que é Open Finance? Atualmente, com o constante avanço tecnológico, as ferramentas são essenciais para as operações financeiras. O que a maioria das pessoas não sabe, é do que se trata esse termo. 

A grande novidade das finanças é o Open Finance. Enfim, trata-se de uma medida regulamentada pelo Banco Central, com características e vantagens exclusivas para os consumidores. 

Quer conhecer o que é Open Finance? Acompanhe a leitura e descubra todas as novidades da tecnologia que promete mudar as operações financeiras. Confira, a seguir, todas as informações. 

o que é open finance

Quer saber tudo sobre o mundo das finanças? Confira agora em https://www.meucartaodecredito.com.br/ 

O que é Open Finance?

Open Finance é o termo utilizado para designar a integração com o compartilhamento de dados. Essa tecnologia foi apresentada aos consumidores em 2021 pelo Banco Central. Trata-se de uma medida que visa facilitar o acesso ao crédito pessoal. 

Além disso, o intuito do Open Finance é trazer ainda mais benefícios para os consumidores, principalmente para os correntistas ou investidores. A maioria das novidades estão relacionadas a competitividade que existe entre os agentes. 

Afinal, como o acesso aos dados dos usuários é facilitado, as melhores condições são oferecidas a eles. É possível encontrar a taxa de juros mais baixa do mercado, por exemplo, assim como facilidade no pagamento. 

Dessa forma, o sistema bancário continua oferecendo autonomia e controle de dados aos consumidores. A grande diferença é, justamente, a participação ativa nos agentes. Isso significa que tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas têm uma experiência completa. 

Essa tecnologia é segura?

Agora que você sabe o que é Open Finance, provavelmente está se perguntando o seguinte: essa tecnologia é segura? A resposta para isso é sim. Trata-se de mais uma solução financeira digital e segura. 

Afinal, todo o processo de implementação do sistema foi feito pelo próprio Banco Central. Isso significa que ela também está responsável por determinar quais controles e processos o sistema deve possuir. 

Enfim, os consumidores não precisam se preocupar com o sistema, pois ele é confiável e seguro. Vale ressaltar que ele segue todos os critérios e condições estabelecidos, gerando ainda mais segurança. 

Isso significa que, todas as operações financeiras, como as transações via TED, DOC ou PIX, serão feitas tranquilamente. Esse sistema poderá ser utilizado por pessoas físicas e jurídicas, sem comprometer as atividades financeiras. 

Qual é a importância desse sistema para as empresas? 

Enfim, para compreender o que é Open Finance, é fundamental saber a importância do sistema para as empresas. Segundo especialistas, apesar da situação com a pandemia, 2021 foi um bom ano para a inovação tecnológica. 

E o ano foi ainda melhor para as fintechs. De acordo com estatísticas divulgadas pela Dataminer, especializada na área de inteligência de mercado, existem mais de 800 fintechs no Brasil, gerando mais de 50 mil empregos. 

Esses números mostram a importância da inovação tecnológica. Afinal, graças a essas fintechs, o país está se desenvolvendo. E isso faz com que a população brasileira consiga se desenvolver igualmente!

Especialistas ressaltam que as novas tecnologias são importantes para o avanço das empresas. Através da internet, é possível oferecer todos os serviços financeiros para os consumidores, facilitando o dia a dia. 

Neste sentido, o Open Finance também chegou para mudar o cenário das operações financeiras! Com o objetivo de facilitar o acesso a dados e o compartilhamento dos mesmos, ela auxilia a encontrar as melhores condições econômicas.

o que é open finance

Quais dados são compartilhados pelo Open Finance?

Para compreender o que é Open Finance, os consumidores devem entender os dados que são compartilhados através dele. A princípio, a implementação do sistema foi gradual, isso significa que ela não foi feita toda de uma vez.

Entre os principais objetivos do Open Finance, destaca-se garantir maior segurança dos dados. Agora, quando o sistema já está funcionando, é possível encontrar os seguintes dados de maneira centralizada. 

  • Instituições Financeiras: Dados referentes a atendimento, assim como produtos e serviços;
  • Informações Cadastrais: É possível encontrar informações referentes a contas bancárias, operações de crédito e cartões de crédito;
  • Operações Financeiras: O sistema também disponibiliza dados gerais referentes a pagamentos e transferências realizadas pelo Open Finance;
  • Solicitação de Crédito: É possível encontrar solicitação de crédito a mais em uma instituição ao mesmo tempo, gerando facilidade na análise e condições de crédito;
  • Recebimento e Envio de Informações: Também é possível encontrar dados referentes ao recebimento e envio de produtos e serviços bancários, independentemente do tipo de produto. 

Existe uma data definida para a implementação total do sistema, sendo ela a seguinte: 31 de maio de 2022. A partir dessa data, também será possível encontrar informações e enviá-las facilmente. 

Enfim, agora que você sabe o que é Open Finance, provavelmente percebeu que ele veio para mudar o cenário de operações financeiras. Agora é possível gerar e compartilhar dados com facilidades, segurança e praticidade em apenas alguns segundos. 

Written by